Resolução Alternativa de Litígio de Consumo

A Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (designada RAL) abrange a mediação, a conciliação e a arbitragem.

Entidades independentes, com pessoal especializado, de modo imparcial, ajudam o consumidor e a empresa/profissional a chegar a uma solução amigável por via da mediação ou da conciliação.

Caso esse acordo não seja alcançado pode ainda recorrer-se ao tribunal arbitral, através de um processo simples e rápido e na maior parte das vezes gratuito. A sentença arbitral tem força executiva (carater obrigatório) , sendo equiparada a uma decisão de um tribunal de 1.ª instância.

O que são Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo?

São na sua maioria Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo, que procedem à resolução de litígios através de procedimentos de mediação, conciliação e arbitragem, de forma gratuita ou a custos reduzidos. Prestam informação gratuita sobre temas de consumo.

Onde estão localizadas?

Estas entidades e encontram-se localizadas em diversas zonas de Portugal, estando todo o território nacional abrangido por, pelo menos, uma destas entidades/Centro de Arbitragem.

Veja o vídeo explicativo realizado pelo portal www.consumidor.gov.pt aqui.

O mapa e listagem das entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo podem ser consultadas aqui.

 

Sugestões de entidades de resolução alternativa de litígio:

CACCL – Tribunal Arbitral de Consumo de Lisboa

Rua dos Douradores, nº 112 – 2º
1100 – 207 Lisboa
T. 218 80 70 30
F. 218 80 70 38
juridico@centroarbitragemlisboa.pt

 

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo do Porto

Rua Damião de Góis, 31, Loja 6
4050-225 PORTO
T. 225 508 349
E. cicap@cicap.pt

Poderão consultar o sítio do Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo em https://www.cniacc.pt/pt/ ou para outras informações o portal do consumidor aqui.